Depois dos 9 pratos típicos da Rússia é necessário beber um pouco para empurrar para dentro aquilo que se comeu… formando assim um bolo alimentar consistente. Isto é algo que aprendemos na disciplina de “Estudo do meio” na escola primária, mas vamos ao que interessa. Deixemos esta conversa para outras núpcias… Estas são as 11 bebidas russas que são obrigatórias provar por qualquer comum mortal.

Apesar destas sugestões, nunca é de mais pedir para beber com moderação… principalmente se alguma destas iguarias for a tua escolha para acompanhar um qualquer jogo do Mundial 2018.

  1. Kvas (Квас)

Kvas é uma bebida refrescante, parecida com a cerveja, mas sem álcool. A melhor é aquela que é vendida no barril. Os especialistas dizem que a Kvas vai bem com comida salgada, saladas, carnes e peixe.

  1. Kefir (Кефир)

Trata-se de uma bebida baseada em leite azedo! A história diz que se trata do sumo de detox da Rússia, e que é muito bom para a sua saúde! As pessoas que querem melhorar a sua saúde fazem “um dia de kefir”, ou seja, uma vez por mês bebem o dia inteiro só kefir e não comem mais nada. Para além da perda de peso, este comportamento normaliza o funcionamento dos órgãos.

  1. Yessentuki (Ессентуки)

É a água mineral da Rússia. Referenciada por ter vários minerais, daí o seu sabor ser bastante salgado. É recomendada para as pessoas que têm problemas de estômago e fígado.

  1. Baikal (Байкал)

Sumo à base de ervas. Carateriza-se por ser pouco doce. Voltou nos últimos tempos a ser moda na Rússia, principalmente nos amantes de uma vida saudável.

  1. Mors (Морс)

Feita com frutas do Norte, como o mirtilo. Bebida rica em vitaminas e é recomendado que se beba com gelo.

  1. Tarkhun (Тархун)

Com origem na Geórgia. Contem extrato de estragão e tem um cheiro bem intenso. Esta bebida foi inventada pelo georgiano Mitrofan Lagidze no século XIX e é popular desde os tempos da União Soviética.

  1. Riazhenka (Ряженка)

Bebida feita de leite que na Rússia se chama toplionoie moloko. Tem tendência a ser espessa e de cor bege. O seu sabor não é azedo, mas também não é doce, “só experimentando”. Diz de acordo com os relatos de quem já experimentou.

  1. Tajozhni dar (Таёжный дар)

Feito à base de frutas da taiga, um tipo de flore característica da Sibéria.

  1. Toplionoie moloko (Топлёное молоко)

Trata-se de um tipo de leite que é aquecido num período superior a uma hora até adquirir um sabor diferente e a cor bege. Este leite é muito nutritivo.

  1. Suco de bétula (Берёзовый сок)

Indicado para se beber na primavera. Pouco doce e muito refrescante.

  1. Vodka (водка)

É a bebida nacional da Rússia e usada para celebrar qualquer coisa.