Fizemos um top com as maiores 16 curiosidades sobre a Rússia. Depois da comida típica e das excêntricas bebidas, resolvemos falar sobre como é a vida no país que recebe o campeonato do mundo de futebol 2018.

  1. O Natal é comemorado a 7 de janeiro, uma semana depois do Ano Novo.
  1. O Ano Novo é o feriado mais importante do país! Os russos enfeitam as casas com decorações tradicionais do Natal como árvores, luzes, velas e muito fogo de artificio. Um dia normal para a Sónia Brazão!
  1. Ninguém trabalha nos 10 dias após o Ano Novo, pois é feriado nacional, e essa folga não é incluída nos 28 dias de férias anuais. Os russos aproveitam para comer e beber à grande! Há vidas muito difíceis…
  1. A moeda da Rússia é o 1 EUR = 72.3522 RUB
  1. A Rússia “é grande pra xuxu” pois ocupa um 1/9 da área terrestre, sendo assim o maior país do mundo!
  1. A Rússia tem mais de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o Inverno e nenhum deles dá Vodka.
  1. Moscovo tem aproximadamente 11 milhões de habitantes.
  1. Por estar localizada no Hemisfério Norte, a Rússia tem um clima ártico. No Verão é raro haver temperaturas acima dos 25º. Já no inverno, há localidades na Rússia que atingem os – 40º C no Norte e -8º C no Sul.
  1. O pão típico da Rússia é o pão de centeio.
  1. Moscovo é a cidade com maior número de pessoas com sorriso sincero, personalidade cativante e humor fantástico que é como quem diz: RICOS!
  1. O comprimento total das paredes do Kremlin é de 2,235 metros. Esperemos que a rapaziada do programa “Querido Mudei a Casa” nunca vá lá fazer obras de remodelação… é que se for caso disso, o Gustavo Santos ainda é capaz de escrever um novo livro intitulado “Eu no Kremlin”.
  1. Os russos usam o nome do pai como um nome médio e adicionam o vich (filho de) para meninos. Ovna ou evna (filha de) para meninas. Fascinante!
  1. Se queres dar flores a uma mulher russa, é sempre número ímpar! Nunca em número par. É por estas e por outras que a música «24 rosas» do José Malhoa não passa nas rádios russas.
  1. Os russos nunca se cumprimentam debaixo de uma porta porque dizem eles: dá azar!
  1. Por defeito, os russos são desconfiados no inicio de um qualquer tipo de relação. Mas depois da confiança estabelecida são muitos simpáticos, hospitaleiros, brincalhões e sérios candidatos a Dux de uma qualquer universidade em Portugal.
  1. É frequente encontrar automóveis com volante à esquerda por causa da importação de carros japoneses, que acontecem maioritariamente no leste da Rússia. Isto é pessoal que nunca ouviu falar da geringonça em Portugal…