Quando fores à Rússia para ver o Mundial 2018 ou em férias na tentativa de encontrar aquela Matrioska encantada, não percas a oportunidade de provar alguns deliciosos pratos russos.

A cozinha russa é influenciada por diversos fatores geográficos, históricos e até económicos sendo a abundância uma das principais características.

Eis os pratos típicos da Rússia que te vão deixar com água na boca:

  1. Borscht

Trata-se de uma sopa de origem ucraniana, mas muito na Rússia. Possui uma cor vermelha viva por ser cozida com beterraba e tomate. É sempre servida quente.

  1. Solyanka

É uma sopa picante e cremosa. Pode ser feita com carne, peixe ou cogumelos. Outros ingredientes que não podem faltar são azeitonas, pepino, repolho, batata, creme de leite e uma planta chamada… endro.

  1. Blíni

Vulgarmente conhecida por panqueca russa. São feitas com massa fina e podem ser servidas com creme de leite, geleia, mel, caviar ou salmão fumado. Mas há outros recheios populares na Rússia: cogumelos, queijo, carne moída e repolho.

  1. Golubtsi

É feito a partir de carne moída temperada e arroz enrolados em folhas de couve cozidas. O pimentão também é uma alternativa usada no lugar da couve.

  1. Draniki

De origem na Bielorrússia, o Draniki trata-se de uma panqueca de batata, geralmente servida com creme de leite azedo.

  1. Frango à Kiev

É não mais que um peito de frango desossado e recheado, que depois é frito ou cozido. O recheio pode ser manteiga de alho, ervas, presunto, salmão ou queijo.

  1. Stroganov

Este prato é composto por cubos de carne bovina servidos em um molho de creme de leite.

  1. Salada Russa

Muito conhecida em Portugal, sendo um prato que se serve na maior parte das vezes frio. Os ingredientes são maionese, batata cozida, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura.

  1. Pelmeni

É um bolo de massa recheado com carne moída que é servido com manteiga e cobertura de creme de leite.

Ficaste com vontade de provar alguma destas iguarias? Parecem deliciosas…