Em 2007, Ali Daei deixou os relvados, mas continua a ser um dos jogadores mais falados na atualidade.

O porquê é simples. Cristiano Ronaldo, durante o EURO 2020, igualou o antigo internacional pelo Irão como um dos melhores goleadores por seleções nacionais de sempre.

A pergunta que todos começaram a fazer era se o Cristiano Ronaldo conseguiria bater o recorde de Ali Daei. A resposta está dada, é um sim, mas bem grande.

Esta questão que tinha semana foi durante o EURO 2020 resolvida. Cristiano Ronaldo com 5 golos marcados no Europeu, igualou os 109 golos marcados por Ali Daei em jogos internacionais por seleções. Resta agora saber se irá ultrapassar esta meta.

Quem foi Ali Daei?

Reza a lenda que foi campeão na Alemanha e destruiu o Chelsea. Mas comecemos pelo início desta históiria.

Corria o ano de 1969 quando nasceu em Arbadil, uma cidade importante do Irão, alguém que viria a destacar-se no futebol. Ainda cedo, despertou o interesse de quem o via jogar, mas nem por isso largou os estudos. Formou-se em Engenharia de Metais enquanto já jogava no clube da cidade. Depois “saltou” para o Taxirani, em Teerão, no qual jogou apenas uma época mudando-se para o Bank Tejarat, onde jogou 4 épocas. Marcou 49 golos em 75 jogos, e foi aí que começou a fama de Ali Daei.

O nome do goleador só foi reconhecido quando, em 1997, foi jogar para a Alemanha. Mais concretamente o Arminia Bielefeld. O emblema alemão gostou do desempenho do avançado na Taça Asiática no ano de 1996, e não hesitou em coloca-lo a jogar na Bundesliga.

No primeiro ano marcou somente 7 golos, porém o Bayern Munique gostou dos seus jogos e contratou-o. E em boa hora o fez, pois conseguiu o título de campeão alemão. Todavia, o pouco tempo de jogo pretendido fez-lhe mudar para o Hertha Berlin, onde jogou 3 temporadas. Vale lembrar que em Munique tinha a forte concorrência do brasileiro Élber e ainda do alemão Carster Janker.

Um dos feitos da sua carreira é que foi o primeiro iraniano a fazer um golo na Liga dos Campeões, tendo feito um bis ao Chelsea, numa vitória por 2-1.

Em 2002 regressa ao futebol asiático, quando o bilhete de identidade indicava a idade de 33 anos. Mas nem isso o fez demover do seu gosto de jogar futebol, e realizou mais 4 épocas até à retirada em 2007.

Histórico!

Nunca nenhum jogador tinha chegado perto do recorde alcançado pelo Ali Daei. Quando o lendário goleador iraniano retirou-se da sua seleção, em 2006, Cristiano Ronaldo jogava na seleção há pouco mais de 2 anos e tinha cerca de 10 golos.

Porém, todos sabem o que aconteceu. Ronaldo nunca parou de marcar. É como ketchup. Uma frase popularizada pelo próprio internacional português que chegou aos 100 golos em setembro de 2020.

Nessa altura a questão passou de saber se o Cristiano igualava Ali Daei para quando é que isso acontecia. Bom, agora todos sabem. Foi durante o EURO 2020, no duelo diante da França.

Agora ficamos todos à espera se saber quando será o próximo golo de Cristiano Ronaldo pela seleção de Portugal.