Deco jogou por Portugal
Deco jogou por Portugal

Dyego Sousa é o mais recente jogador a ser naturalizado português e por consequência disso, a vestir a camisola da seleção das quinas. Com a entrada do avançado do SC Braga sobe para 6, o número de brasileiros a jogar por Portugal e que deixaram uma marca bem presente na história do futebol luso. Queres saber quem são? Claro que queres.

Lúcio Soares, o defesa goleador do Sporting foi primeiro brasileiro a jogar com as quinas ao peito. Atuou em 5 ocasiões por Portugal na década de 1960.
Celso Matos, em Portugal jogou no Boavista e no FC Porto, mas também participou em 3 jogos da seleção lusa na década de 1970.
Deco, o mágico chegou a Portugal bem novo (20 anos) e por cá ficou largos anos. Obteve a nacionalidade portuguesa ainda a tempo de participar, e bem, no Europeu “português” de 2004. Fez 75 jogos e 5 golos – o primeiro curiosamente aconteceu na estreia diante do Brasil.
Pepe, outro caso de um brasileiro que chegou bem cedo a Portugal e que se apaixonou pelo nosso país. Ainda continua a jogar e a ser titular por Portugal, tendo já feito 7 golos em 104 encontros.
Liedson, o Levezinho foi o autor do golo que levou Portugal ao play-off de qualificação para o Mundial da África do Sul em 2010. Fez ainda mais 3, no total de 4, em 15 jogos pela equipa nacional.
Dyego Sousa, o avançado dos Guerreiros do Minho que chegou ao nosso país quando tinha 18 anos, já se estreou pela equipa das quinas. O primeiro jogo foi de qualificação para o Euro 2020, em que Portugal empatou com a Ucrânia (0-0).
Total
310
Partilhas