Deco jogou por Portugal
Deco jogou por Portugal

São já 7 jogadores brasileiros que vestiram a camisola da seleção de futebol portuguesa. Bom, na verdade, são 6, porque Otávio ainda só foi convocado por Fernando Santos, o selecionador de Portugal. O treinador que levou Portugal à conquista do Euro 2016, anunciou recentemente os convocados para os embates com a República da Irlanda e o Azerbaijão, jogos a contar para a qualificação para o Mundial2022. Já antes do médio que atua pelo FC Porto, 2019 marcou o ano do último futebolista oriundo de Terra de Vera Cruz a jogar por Portugal. Falamos do avançado Dyego Sousa que em Portugal jogou no SC Braga, Benfica, Marítimo, entre outros.

Só para contextualizar, esta lista de jogadores do Brasil a jogador pela principal seleção de futebol em Portugal começou em 1960. Tendo agora, em 2022, um novo capítulo para contar.

Eis os brasileiros que atuaram pela equipa das quinas

Lúcio Soares, o defesa goleador do Sporting foi primeiro brasileiro a jogar com as quinas ao peito. Atuou em 5 ocasiões por Portugal na década de 1960.
Celso Matos, em Portugal jogou no Boavista e no FC Porto, mas também participou em 3 jogos da seleção lusa na década de 1970.
Deco, o mágico chegou a Portugal bem novo (20 anos) e por cá ficou largos anos. Obteve a nacionalidade portuguesa ainda a tempo de participar, e bem, no Europeu “português” de 2004. Fez 75 jogos e 5 golos – o primeiro curiosamente aconteceu na estreia diante do Brasil.
Pepe, outro caso de um brasileiro que chegou bem cedo a Portugal e que se apaixonou pelo nosso país. Ainda continua a jogar e a ser titular por Portugal, tendo já feito 7 golos em 104 encontros.
Liedson, o Levezinho foi o autor do golo que levou Portugal ao play-off de qualificação para o Mundial da África do Sul em 2010. Fez ainda mais 3, no total de 4, em 15 jogos pela equipa nacional.
Dyego Sousa, o avançado dos Guerreiros do Minho que chegou ao nosso país quando tinha 18 anos, já se estreou pela equipa das quinas. O primeiro jogo foi na qualificação para o Euro 2020, em que Portugal empatou com a Ucrânia (0-0).
Otávio, de 26 anos, é um médio de ataque que joga em Portugal desde 2014. Tendo passado, por empréstimo, no Vitória SC e no FC Porto. Onde joga atualmente. Tendo já cerca de 200 jogos e 19 golos apontados pelos Dragões. A sua formação foi feita no Internacional.

Total
310
Partilhas