Falcao, Jackson Martinez e James Rodríguez fazem parte da história de colombianos que vestiram de azul e branco
Falcao, Jackson Martinez e James Rodríguez fazem parte da história de colombianos que vestiram de azul e branco

A ligação do FC Porto à Colômbia nos últimos anos tem sido muito proveitosa. A sustentar esta ideia estão os vários elogios por parte dos mais diversos comentadores e entendidos sobre o futebol. A mais recente aquisição dos dragões vinda da Colômbia é Luis Diaz. Um extremo de 22 anos que faz subir para oito a lista de colombianos a jogar no FC Porto.

B.I do Luis Diaz

Este extremo de 22 anos tem 8 internacionalizações pela principal seleção da Colômbia, onde marcou por uma vez. Jogou em dois clubes no seu país natal. O primeiro foi o Barranquilla FC, onde chegou à formação principal em 2016. Por lá ficou até 2017, tendo feito a festa do golo por 3 ocasiões em 42 jogos. Seguiu-se os Junior Barranquilla até 2019. Realizou 104 partidas e marcou 19 golos.

Quanto a títulos. Luis Diaz ganhou, para já, três troféus. Uma Taça da Colômbia, um campeonato de abertura e outro de fecho no país de uma tal cantora chamada Shakira.

Luiz Diaz com a camisola do FC Porto

O que diz a história?

Um dado bastante curioso: os jogadores colombianos marcaram 224 golos em 518 jogos, em todo o seu conjunto. Os títulos, esses, foram muitos. E destacamos uma Liga Europa entre os vários campeonatos e taças nacionais conquistadas.

A lista!

Vai daí, nós aqui na bet.pt, vocês já nos conhecem. Não é verdade? Decidimos reunir toda a informação e fazer uma lista com os 8 jogadores colombianos que jogaram no FC Porto, bem como a respetiva história deixada no emblema azul e branco.

  • Falcao, 72 golos em 97 jogos entre 2009 e 2011.
    Falcao, 72 golos em 97 jogos entre 2009 e 2011.

Para apostar, o melhor local é a bet.pt, Vocês já sabem como é. Aquelas boas odds, promoções incríveis, e aquele bom ambiente e disposição que tanto nos caracteriza. Só nos resta desejar-vos boas apostas.

Quantos aos rumores de mercado. Els vão continuar, e a aumentar. E nós aqui na bet.pt, vamos manter-nos atentos para mostrarmos o lado mais divertido da “coisa”.

A tua opinião

Ai a tua opinião. É sempre importante. Por isso e por fim, deixamos algumas questões que gostariamos de saber o que acham.

Sim, as vossas mesmo, de vocês que estão a ler este artigo – podem deixar comentários no facebook ou enviar uma mensagem privada. As perguntas são estas: qual foi o jogador colombiano que mais gostaram de ver jogar no FC Porto?

E já agora, acham que o Luiz Diaz vai ter sucesso de dragão ao peito?

A Copa América correu-lhe bem, apesar da Colômbia, agora orientada pelo português Carlos Queiroz, ter caído no primeiro jogo da fase a eliminar. Na fase de grupos venceu todos os jogos e teve direito a vários elogios. A moral, portanto, está em alta e pode por isso ser um “plus” para Luis Diaz se tornar numa das agradáveis surpresas da Liga NOS nesta nova época. A 2019/2020, para os mais distraídos. Sim, porque os há e nós somos amigos.

Para esta nova temporada, o FC Porto já contratou, para além do já citado Luis Diaz mais 4 jogadores. São eles: Shoya Nakajima e Zé Luis para o ataque. Saravia e Marcano para a defesa. Há ainda a referir aqueles que regresso de empréstimo, como é o caso do Sérgio Oliveira e Galeno. Tomás Esteves, Diogo Queirós, Diogo Costa, Romário Baró, Madi Queta e Fábio Silva subiram da formação portista.