A expulsão do Danilo vai ficar para sempre na história da Taça da Liga
A expulsão do Danilo vai ficar para sempre na história da Taça da Liga

A Final Four da Taça da Liga está aí com FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e SC Braga na luta para saber quem levanta o caneco. Nós aqui na bet.pt não sabemos quem vai ganhar, até porque não temos poderes nem tão pouco somos sobrinhos daquela senhora simpática que lança cartas de tarot na televisão. Como tal, fomos investigar a história da “mais jovem” competição do futebol profissional em Portugal tem para contar e encontramos estas histórias insólitas e bastante curiosas. Sabemos que vão gostar. Tudo isto faz parte da história meus amigos.

Expulsões:

O médio Danilo, do FC Porto, foi expulso em Moreira de Cónegos por ter chocado com o arbitro Luís Godinho. Anos antes, numa final da Taça da Liga entre o Benfica e o Sporting, Pedro Silva foi expulso pela bola ter ido ao peito. No entender do homem do apito, da altura, Lucílio Baptista, o defesa tocou a bola com a mão.

Os vitoriosos:

Jorge Jesus é o treinador com maior número de conquistas desta prova: 6. Cinco aconteceram ao serviço do clube com o emblema da águia entre 2009/10 e 2011/12, tendo depois voltado a levantar a Taça em 2013/14 e 2014/15. Pelo Sporting venceu uma Taça da Liga na temporada passada. Luisão é o jogador com mais vitórias: 7.

Jorge Jesus sabe o que é ganhar esta prova

O Goleador:

Tozé Marreco é o jogador com mais golos marcados na história da Taça da Liga: 12.

Tozé Marreco não fez jus ao apelido e mostrou faro para o golo

Idades:

Paulo Henrique, na altura a jogar no Santa Clara, foi o jogador mais jovem a disputar um encontro nesta competição. Tinha então 16 anos, 9 meses e 5 dias na época 2013/14. O record para o jogador mais velho é o guarda-redes Nilson com 40 anos e 10 meses. A eterna promessa do futebol mundial, Freddy Adu é o jogador mais novo de sempre a marcar um golo. Tinha 18 anos e 3 meses, e a “vitima” foi o Estrela da Amadora.

Os indisciplinados:

Porque sabemos que há malta que gosta destes dados estatísticos, Maxi e Samaris são os jogadores que viram mais amarelos nesta prova. O defesa uruguaio conseguiu ver 6 amarelos em 29 jogos nesta prova enquanto o médio grego viu o mesmo número de cartolinas, mas em 15 jogos.

Samaris já viu o amarelo por 6 vezes nesta competição

Polémico!

Os Dragões fizeram zero pontos na fase de grupos na temporada 2015/16. Num grupo com Marítimo, Feirense e Famalicão, Lopetegui, Rui Barros e mais tarde, José Peseiro não conseguiram evitar estes desaires.

A edição de 2014/15 da Taça da Liga ficou marcada pela participação do Sporting com jogadores da equipa B e juniores. Esta atitude foi seguida após o polémico atraso do FC Porto num jogo da época anterior à visada nesta paragrafo.  

Total
391
Partilhas