A UEFA criou a Europa Conference League, uma competição para ajudar os clubes com menor expressão no futebol europeu.

Trata-se de uma nova competição, disputada por 32 equipas, e que se junta às já bem conhecidas Liga dos Campeões e Liga Europa.

Esta nova prova do futebol europeu de clubes arranca já nesta época 2021/22 e terá 141 duelos, divididos por 15 jornadas, jogados à quinta-feira. O vencedor desta Conference League garante presença na Liga Europa do ano seguinte.

Desde a extinção da Taça Intertoto, em 2008, a UEFA tinha o plano de criar uma terceira competição. Acreditando que um novo torneio poderia servir como um meio para conferir a outros clubes a possibilidade de avançar às fases finais das provas europeias.

A maior parte destes clubes é eliminada nas pré-eliminatórias. Ficando arredadas das grandes decisões nestas provas. Daí a criação desta prova que dá ainda a estes emblemas, de menor expressão, meios financeiros para evoluir no futuro.

O formato desta prova

A Conference League é semelhante à Liga Europa, onde 32 clubes disputam um total de 141 jogos ao longo de 15 semanas. O objetivo é garantir, pelo menos, que 34 países estejam representados na fase de grupo de uma das três competições de clubes organizada pela UEFA.

Com a qualificação a disputar-se em 3 pré-eliminatórias e um playoff, seguida de uma fase de grupos, com 8 grupos de 4 equipas. Os primeiros classificados dos 8 grupos classificam-se diretamente para os oitavos de final, enquanto os segundos classificados têm de disputar com os terceiros classificados, de cada grupo da Liga Europa, uma eliminatória. Após os oitavos de final, seguem-se os quartos, meias-finais e a final jogada num só encontro.

O vencedor da Conference League garante um lugar na fase de grupos da Liga Europa da seguinte época.

São 138 equipas que vão participar na qualificação para esta prova e há 15 que vêm das eliminatórias da Liga Europa e da Liga dos Campeões. Porém, a qualificação para a Conference League começa apenas na 2ª eliminatória das provas acima mencionadas.

Desta forma, os 20 clubes participantes, os chamados “derrotados” na pré-eliminatória e na primeira eliminatória, jogam em dois jogos para participarem da próxima etapa do torneio.