2020 está próximo do fim, um ano que deixou a sua marca em tudo e em todos, e o desporto não foi exceção.

Vamos recordar as figuras e os momentos que marcaram o ano desportivo de 2020.

Aqueles que partiram

Este 2020 que ficou marcado pela COVID-19, teve também vários desaparecimentos de caras conhecidas no mundo do desporto, entre as quais várias lendas.

Nós aqui na bet.pt prestamos a homenagem e recordamos algumas figuras.

De Kobe Bryant a Maradona, de Paulo Gonçalves a Vítor Oliveira: 12 personalidades do mundo do desporto que partiram num fatídico class=

Maradona, Kobe Bryant, Paulo Gonçalves, Vítor Oliveira, ‘Nicha’ Cabral, Jack Charlton, Dito, Kulkov, Paolo Rossi… para mencionar apenas alguns dos nomes que nos deixaram.

Futebol

O FC Porto do Sérgio Conceição

Foi o ano em grande para os dragões comandados pelo Sérgio Conceição. Recuperaram e foram a tempo de ganhar o campeonato.

Venceram ainda Taça de Portugal que tinham perdido para o Sporting na época transata, e mais recentemente conquistaram a Supertaça.

Muitos dizem que esta equipa usa e abusa da força e da corrida, mas o que se vê é uma equipa a apresentar mais vontade de ganhar do que a maioria.

Podem não jogar, por vezes, um futebol deslumbrante, mas o que é certo é que ganha. E no fim de contas, não são os resultados que ditam as coisas na vida?

Cristiano Ronaldo

Chegou aos 1000 jogos oficiais como sénior, ao 100º golo pela seleção e foi considerado o jogador do século.

Lopetegui

Mucha ilusión?

Da infelicidade vivida em Portugal, na seleção espanhola, passando pelo “lusco fusco” no Real Madrid até à conquista da Liga Europa com o Sevilha.

Bayern Munique

O Bayern voltou a mostrar a sua força na europa. Depois de conquistar a Bundesliga, voltou a vencer a Liga dos Campeões e ainda a Supertaça europeia!

Liverpool

Klopp todo sorridente

30 anos depois o clube da cidade dos Beatles conquista a Premier League!

Bruno Fernandes

Chegou, viu, e… vai ganhando prémios individuais, respeito, prestigio e a braçadeira de capitão do Manchester United. Nada mal…

Jéssica Silva

Tornou-se na primeira futebolista portuguesa a vencer a Liga dos Campeões em futebol feminino.

Pedro Santos

O atacante tornou-se no primeiro futebolista português a vencer a MLS, campeonato de soccer na américa pelos Columbus Crew.

Outras modalidades

José de Sousa

O português ganhou o Grand Slam de Dardos em 2020. Parabéns!

Miguel Oliveira e o GP Portugal

E o passeio do Miguel Oliveira no Grande Prémio de Moto GP em Portugal. Conseguiu dois primeiros lugares nesta competição e em 2021 promete. Porquê? Porque vai para a equipa oficial Red Bull KTM.

João Almeida

O ciclista foi um dos destaque da edição deste ano de 2020 no Giro de Itália. Foram vários dias com a camisola rosa desta prova que esteve perto de a vencer.

António Félix da Costa

O piloto português, da DS Techeetah, reinou no Mundial de Fórmula E, assegurando o título a duas provas do fim do campeonato para carros elétricos, depois de somar quase o dobro dos pontos do segundo classificado, numa temporada em que venceu três das 11 corridas da competição.

Filipe Albuquerque e outros portugueses a ganhar!

No Mundial de resistência, Filipe Albuquerque sagrou-se campeão na classe LMP2, a segunda mais importante, após vencer as 24 Horas de Le Mans.

Nos ralis, Armindo Araújo (Skoda Fabia) recuperou o título perdido no ano anterior, tornando-se no primeiro a alcançar 6 cetros nos ralis, enquanto, no todo-o-terreno, Miguel Barbosa (Toyota Hylux) voltou a ser campeão nacional, pela oitava vez na sua carreira.

Já Duarte Benavente sagrou-se campeão Mundial de Formula 2 em Motonáutica.

Ruben Guerreiro venceu o prémio de líder da montanha no Giro.

Iuri Leitão e Ivo Vieira conquistaram as primeiras medalhas de Ouro de sempre para Portugal nos Europeus de Pista de Elites.

Fernando Pimenta soma agora 100 medalhas internacionais na canoagem.

Júlio Ferreira foi campeão europeu de -80kg em Taekwondo.

Telma Monteiro

A judoca portuguesa é vice-campeã da Europa. A colecionar medalhas desde os 18 anos

Desta forma, conseguiu a 14ª medalha em 14 participações em campeonatos da Europa. Aos 34 anos a número 11 do ranking mundial arrecadou mais uma medalha de prata.

Lewis Hamilton

O piloto inglês Lewis Hamilton sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 pela sétima vez e alcançou ainda as 92 vitórias em Grandes Prémios.

Lakers

A formação de L.A. venceu a NBA pela 17ª vez na história.

Foram 8 anos fora dos playoffs e 10 anos sem conquistar nada, quando os Lakers venceram os Celtics.

Extra

Rita Latas

A jornalista da SportTV fez história ao tornar-se na primeira mulher a narrar um jogo de futebol na televisão. Mais um passo no caminho da igualdade.

Racismo

Foram um dos temas que marcou o futebol e o desporto nacional e mundial: o futebol tomou uma posição contra o racismo.

Primeiro foi Marega, em fevereiro, a deixar o relvado do D. Afonso Henriques depois de lhe terem sido dirigidos cânticos racistas.

Em Inglaterra, depois da pandemia, os jogadores passaram a ajoelhar-se antes do inicio do jogo, num gesto de apoio ao movimento ‘Black Lives Matter’, um gesto realizado também na Fórmula 1 e na NBA.

Recentemente, o PSG-Basaksehir acabou por ser interrompido, quando o 4º arbitro usou uma expressão racista para identificar o adjunto da equipa turca. As duas equipas abandonaram o relvado e o jogo retomou no dia seguinte com uma nova equipa de arbitragem.

Covid-19

Marcou o mundo e o desporto. O futebol europeu demorou algum tempo a tomar medidas, com a permissão de público em vários dos últimos jogos antes da suspensão, mas quando parou foi quase todo de uma vez. 

As ligas foram adiando as jornadas até que chegou a vez da UEFA anunciar o adiamento do Euro2020 para 2021, à semelhança do que aconteceu com a Copa América e com os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

A normalidade possível voltou em maio, com a Bundesliga a ser a primeira a regressar.

A maioria das competições terminou terminaram em Junho com vários jogos a serem feitos em quase todos os dias.