Tudo o que precisas de saber sobre a histórica da Copa Libertadores está também neste artigo

A Copa Libertadores da América foi criada em 1960.  Tem este nome como forma de homenagem aos principais lideres da independência das nações da América do Sul. 

Falamos de Simón Bolivar, Dom Pedro I, José da San Martin, Antonio José Sucre e Bernardo O’Higgins.

Desde 2017 que este torneio começar no final da janeiro e acaba em novembro do mesmo ano. Neste participam os campeões dos campeonatos nacionais das federações filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).

Aposta com as melhores odds na Final da Copa Libertadores entre o River Plate e o Flamengo

Para além dos campeões, participam também os melhores classificados dos torneios nacionais ou campeões de outros torneios, como a Copa do Brasil entre outros. Sem esquecer o campeão da Libertadores e da Sul-Americana do ano anterior.

Inicialmente era apenas um clube por país, mas a partir de 1970 outras equipas puderam participar.

Outra alteração feita em 2018, foi as finais deixarem de ser jogadas a duas mãos. Começou então a ser jogada num só jogo, num local previamente decidido.

Gostaste deste bocadinho de história aqui no blog da bet.pt? Não estavas à espera disto. Confessem.

Finais da Copa Libertadores memoráveis

1960 – O Peñarol, do Uruguai, tornou-se no primeiro campeão da história da Copa dos Libertadores ao vencer o Olimpia, do Paraguai, por 1 a 0 em Montevidéu e empatar por a uma bola em Assunção.
1962 – O Santos de Pelé foi a primeira equipa brasileira a conquistar este troféu. A final foi disputada em 3 jogos. Vitória por 2-1 no primeiro jogo e no terceiro por 3-0. O segundo teve triunfo da formação uruguaia.
1964 – O Independiente ganharia a primeira de 7 finais desta competição. Após um nulo no primeiro jogo, os argentino foram superiores ao Nacional Montevideo (1-0).
1977 – O Boca Juniors ganhou a primeira Copa num embate escaldante com os brasileiros do Cruzeiro. Este embate teve direito a 3 jogos: o primeiro foi vitória do Boca, o segundo vitória do Cruzeiro. O terceiro jogo prolongou-se até às grandes penalidades com os argentinos a serem felizes.
1981 – Zico e companhia conquistaram a primeira Copa do Flamengo diante do Cobreloa do Chile. Uma final bem disputada em 3 jogos. Os primeiros dois tiveram uma vitória para cada lado, sendo o terceiro novo bis do Zico (também o fez no 1º jogo).
1986 – A primeira troféu deste torneio neste ano foi ganha pelo River Plate. Dupla vitória sobre os colombianos do América de Cali (2-1 e 1-0).
1991 – O Colo-Colo é a única equipa do Chile a deter no seu historial este troféu. Numa final decidida no segundo jogo, Pérez (2 golos) e Herrera deram esta vitória sobre o Olímpia do Paraguai.
1992 – Os brasileiros do São Paulo conquistaram a primeira Copa da sua história diante dos Newell’s Old Boys. Após o primeiro jogo ter sido ganho pelos argentinos (1-0), os tricolores leveram para as grandes penalidades. Triunfo por 3-2 após 1-0.
2005 – Foi neste ano que o São Paulo conquistava a sua 3ª Copa numa final entre duas equipas do mesmo país. A outra equipa era o Atlético Paranaense. No primeiro encontro houve empate (1-1) e vitória no segundo por claros 4-0.
2008 – A Liga de Quito saiu vencedora de uma final bem renhida nas duas mãos. O primeiro jogo foi ganho pela equipa do Equador (4-2), sendo que o segundo foi ganho pelos brasileiros(3-1). Nas grandes penalidades, a vitória sorriu à Liga de Quito por 3-1.

A última

2018 – A final deste ano teve um clássico do futebol: River Plate – Boca Juniors. A vitória foi dos Los Millonarios que levaram a melhor após prolongamento no segundo jogo (3-1). No primeiro embate registou-se um empate (2-2).

E agora?

O Flamengo do Jorge Jesus vai enfrentar o River Plate numa final que tem tudo para ficar na grande história do futebol.

Aproveita é as melhores odds do mercado que estão na bet.pt.

Vai ser jogo do dia, e tu que segues a bet.pt já sabes o que isso significa.