Cocu, Cruyff e Kluivert fazem parte dos 20 holandeses que fizeram história no Barcelona
Cocu, Cruyff e Kluivert fazem parte dos 20 holandeses que fizeram história no Barcelona

A mais recente contratação do Barcelona, Frenkie de Jong – proveniente do Ajax – eleva o número de jogadores oriundos da Holanda a jogar no emblema espanhol para 20. Sim, são já 20 os jogadores holandeses a passar pelo Barcelona, e com sucesso na maioria dos casos.

Ou seja, estamos a falar de uma longa tradição que começou em 1970, quando Rinus Michels revolucionou o futebol do Barcelona, tendo como base a lenda Johan Cruyff – o primeiro holandês de sempre a jogar pelo Blaugrana. Este treinador implementou a metodologia que valorizava a posse de bola, o aspeto físico e técnico dos jogadores. Um estilo que nos dias de hoje podemos ver nas base das equipas treinadas pelo Pep Guardiola.

Rinus Michels, o pioneiro da tradição de holandeses no Barcelona

São 20 jogadores holandeses que fazem parte da história do Barcelona. Sabes quem são? É difícil, nós sabemos. Aliás, nós admitimos que há um ou outro que não tínhamos noção nenhuma que tinham vestido a camisola do Barcelona, outros… bom, outros deram-nos vontade de rir. E já vão saber porquê.

Segue então, a tão aguardada lista dos 20 holandeses que fizeram história no emblema espanhol.

  • O icónico Edgar Davids jogou no Barcelona, por empréstimo da Juventus, e marcou 1 golo em 20 encontros disputados.
    O icónico Edgar Davids jogou no Barcelona, por empréstimo da Juventus, e marcou 1 golo em 20 encontros disputados.

Deixem nos comentários as vossas opiniões sobre qual foi o melhor holandês a jogar no Barcelona ou qual a melhor lembrança. Pode ser um jogo, um golo ou uma defesa e até uma finta. Se faltar algum nome nesta lista, deixem nos comentários. Agradecemos desde já por estarem a ler este artigo.