FC Porto conquistou a SuperTaça Europeia em 1987
FC Porto conquistou a SuperTaça Europeia em 1987

SuperTaça Europeia da UEFA é a terceira competição mais importante de futebol da Europa. Realiza-se anualmente os vencedores da primeira e da segunda competições mais importantes. Ou seja, a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

Um pequeno à parte, as melhores odds para apostar no Liverpool – Chelsea estão na bet.pt. Aproveitem.

A competição realiza-se no início de cada temporada, no nosso querido mês de agosto

Antigamente era jogada entre quem ganhava a Liga dos Campeões e a Taça das Taças. Como esta última acabou em 1999, foi substituída pela Taça UEFA atualmente conhecida por Liga Europa.

Criada em 1972 por Anton Witkamp – um jornalista holandês do jornal De Telegraaf – com o nome de Supertaça Europeia. Mudou em 1995 para Supertaça da UEFA. Precisamente por ter sido apadrinhada pela UEFA.

Eis as SuperTaças mais épicas de sempre

  • O Ajax conquistou a primeira edição desta competição em 1972
    O Ajax conquistou a primeira edição desta competição em 1972

De 1972 até 1997 eram sempre realizadas duas partidas. Só a partir de 1998 é que começou a ser disputado num só jogo e com campo fixo: o Stade Louis II, no Mónaco.

Só a partir de edição de 2013, a UEFA definiu que esta competição não tinha estádio fixo. Em 2013 realizou-se em Praga (República Checa), em 2014 foi em Cardiff (País de Gales). Já em 2015 foi em Tbilisi (Geórgia), em 2016 foi em Trondheim (Noruega), em 2017 foi Skopje (Macedônia). No ano passado foi realizada em Tallinn (Estónia). Este ano será em Istambul (Turquia).

Em 2020 o palco desta competição será o Estádio do Dragão, no Porto.

Dados históricos

Os clubes provenientes da Liga dos Campeões têm maior probabilidade de conquistar este troféu. Por 25 vezes aconteceu isto. As equipas vindas da outra prova da UEFA: 19 ocasiões.

O Barcelona e o AC Milão são as equipas que mais vezes conquistaram esta prova: 5. Segue-se o Real Madrid com 4, Liverpool, Ajax e At. Madrid com 3.

Espanha é o país com troféus: 15. Itália tem 9 e Inglaterra 8.

Fica aqui uma dica para o Liverpool vs Chelsea