A partir da época 2021/2022 os clubes na europa vão conseguir participar na Liga Conferência Europa da UEFA.

Vem aí uma nova competição de clubes no futebol europeu

Desta forma, teremos uma 3ª competição de clubes europeus de futebol, depois da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

A distribuição das vagas pelos membros da UEFA é definido segundo as posições no ranking das ligas nacionais após da conclusão da temporada.

O que diz a história?

Desde a extinção da Taça Intertoto, que acabou em 2008, a UEFA tinha o plano de criar uma terceira competição, acreditando que um torneio de nível inferior poderia servir como um meio para conferir aos clubes de menor expressão dos países membros a possibilidade de avançar às fases finais de uma prova europeia.

Isto porque a maior parte destes clubes tem uma forte possibilidade de ser eliminado nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões ou da Liga Europa.

Em 2018, foi anunciada a criação da Liga Conferência com início em 2021. 

Como será o formato?

O formato da Liga Conferência será igual ao da Liga Europa onde 32 clubes disputam um total de 141 jogos ao longo de 15 semanas.

O objetivo é garantir, pelo menos, que 34 países estejam representados na fase de grupo de uma das três competições de clubes organizada pela UEFA.

Com a qualificação a disputar-se em 3 pré-eliminatórias e um play-off, seguida de uma fase de grupos, com 8 grupos de 4 equipas.

Os primeiros classificados dos 8 grupos classificam-se diretamente para os oitavos-de-final, enquanto os segundos classificados têm de disputar com os terceiros classificados da Liga Europa uma fase de dezesseis-avos-de-final.

Após os oitavos-de-final, seguem-se os quartos-de-final, meias-finais e a final joga num só encontro.

O vencedor da Liga Conferência garante um lugar na fase de grupos da Liga Europa da temporada seguinte.

E a qualificação?

São 138 equipas que vão participar na qualificação para esta prova.

Qualificação pela Liga dos Campeões e Liga Europa

As equipas que não se classificaram para a Liga dos Campeões ou para a Liga Europa são 15 das 32 que participam nesta prova.

A qualificação da Liga Conferência começa apenas na 2ª eliminatória das provas acima mencionadas.

Desta forma, os 20 clubes participantes (derrotados na pré-eliminatória e na 1ª eliminatória) jogam em dois jogos para participarem da próxima etapa do torneio.

Os 10 vencedores disputam a 3ª eliminatória. 5 participantes vão para os playoffs onde jogam contra 5 equipas derrotadas na 3ª eliminatória da qualificação da Liga Europa.

As 10 equipas derrotadas nos playoffs da Liga Europa também participam da fase de grupos.

Qualificação a partir dos campeonatos nacionais

As equipas que se classificaram com base na sua classificação nos campeonatos nacionais, são 17 dos 32 participantes na Liga Conferência Europa. Exceto os Playoffs.

Na 1ª Eliminatória jogam 72 equipas em 2 jogos, seguindo-se a 2ª eliminatória onde são adicionados 54 equipas aos 36 vencedores da 1ª eliminatória.

Por ocasião da 3ª eliminatória são acrescentadas mais 7 equipas às 45 da 2ª eliminatória, onde são decididas as 26 que jogam nos Playoffs.

Na fase dos Playoffs, são adicionadas 5 equipas vindas das ligas mais fortes e 3 da 3ª eliminatória da Liga Europa. Desta forma, encontramos os 17 participantes da fase de grupos.