A Liga Portugal Bwin arranca já a 6 de agosto de 2021 e conta com várias novidades.

Esta é a 88.ª edição do campeonato nacional do principal escalão do futebol português, que ocupa o 6.º lugar no ranking da UEFA.  

Este ano, Estoril, Vizela e Arouca fazerem parte desta competição em troca com os despromovidos Rio Ave, Farense e Nacional da Madeira.

Recordar que a Liga Portugal Bwin é o principal escalão do futebol português. Esta competição foi criada em 1934, pela Federação Portuguesa de Futebol, organizada pela Liga portuguesa de Futebol Profissional desde a temporada 1995/1996.

A liga disputa-se com 18 clubes, a duas voltas, num sistema de promoção e despromoção com a Segunda Liga.

Como começa

A Liga Portugal Bwin pode ser acompanhada na Sport TV, à exceção dos jogos do Benfica em casa, que podem ser vistos na Benfica TV. A RTP internacional também passa um jogo de cada jornada.

O Sporting vai iniciar a defesa do título de campeão da Liga Bwin com uma receção ao recém-promovido Vizela.

Na jornada inaugural, o FC Porto, segundo classificado do último campeonato, joga em casa com a Belenenses SAD. O t o Benfica, que fechou o pódio em 2020/21, visita o terreno do Moreirense.

O campeonato termina a 15 de maio de 2022. Os jogos do play-off entre o 16.º classificado e o terceiro da Segunda Liga previstos para 21 e 29 de maio.

Os grandes jogos

O primeiro clássico joga-se na quinta jornada com o campeão Sporting a medir forças com o FC Porto, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Este jogo está previsto acontecer na semana de 11 e 12 de setembro, antes da estreia dos dois clubes na Liga dos Campeões.

O sorteio ditou que na 13.ª jornada houvesse um dérbi de Lisboa entre Sporting e Benfica, no Estádio da Luz, a 4 ou 5 de dezembro, são as datas apontadas para este duelo que se joga antes da sexta e última ronda da primeira fase da Liga dos Campeões, à qual as águias tentarão chegar. No final do mês de dezembro, mais concretamente no dia 29, o Benfica desloca-se ao Estádio do Dragão para jogar com o FC Porto, num clássico que promete concentrar as atenções da 16.ª e penúltima jornada da primeira volta do campeonato.

A metade complementar da prova é um espelho da primeira e conta com um FC Porto-Sporting na 22.ª ronda, a 12 ou 13 de fevereiro de 2022, um Sporting-Benfica à 30ª, a 16 ou 17 de abril, e um Benfica-FC Porto na 33.ª e penúltima, previsto para 7 ou 8 de maio.

Outros destaques na Liga Bwin

O Sporting de Braga recebe os leões na segunda jornada, a 14 ou 15 de agosto. Duas semanas após o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, que acabou com a vitória do Sporting por 2 – 1.

A visita ao ninho das águias acontece na 11.ª ronda da Liga, a 6 ou 7 de novembro, e os dragões à 14.ª, a 11 ou 12 de dezembro. Os arsenalistas têm ainda a receção ao eterno rival minhoto – o Vitória SC prevista para a quarta jornada, agendada para o fim de semana de 28 e 29 de agosto, ao passo que o dérbi portuense entre FC Porto e Boavista acontece na 10.ª ronda, que se deve jogar a 30 ou 31 de outubro.