Depois de falarmos de filmes e séries, chegou a altura das recomendações de livros sobre futebol.

Como todos sabem Portugal é um máximo onde a paixão por este desporto é gritante. Vai daí, decidimos fazer algumas sugestões de leitura.

Se já tiveram excelente para todos nós, caso contrário podem encomendar na Internet à vontade pois chegam em mesmo de nada às vossas casas.

Não se esqueçam que podem deixar as vossas recomendações nos comentários ou enviar por mensagem privada.

Nós aqui na bet.pt adoramos feedback.

Recomendações de leitura

Mister Jesus

Mister Jesus, 30 anos de uma carreira ímpar

Um livro recomendado pelo nosso JJBoçe. Aqui podem ler um retrato fiel e objetivo da vida profissional do treinador Jorge Jesus.

O sucesso, metodologias e formas de pensar, a personalidade entre outros segredos. Está tudo em mais de 260 páginas.

Alex Ferguson, a minha autobiografia

Alex Ferguson, a minha autobiografia

Continuando a falar de treinadores, temos aqui a apaixonante história da carreira de Sir Alex Ferguson. Com início em Govan, passando por Aberdeen e terminando com a ligação de 27 anos ao Manchester United.

Tudo, mas mesmo tudo está neste livro. É fantástico ler porque tem algum humor e ironia à mistura.

Mourinho

Um livro pelo próprio. São momentos, sentimentos, memórias, a carreira, e aquilo que ele quer partilhar. Podemos ver os momentos altos e baixos da sua ascensão ao topo do futebol mundial.

“Tem havido tantos livros escritos por pessoas que nem me conhecem, tantos livros cheios de comentários falsos, tantos livros tão distantes daquilo que penso, daquilo que sinto, do que sou. Este é o meu livro!”,a firmou na apresentação do mesmo.

Guardiola, confidencial

Guardiola, confidencial

De 2014, temos um livro sobre Pep Guardiola. O treinador do tiki-taka. O treinador que muitos dizem ser frio, calculista, analítico com muito de Johan Cruyff, mas também um bom vivant.

Diz a critica que é o melhor até sobre este técnico catalão.

O futebol com que sonhei

O futebol com que sonhei

Do inconfundível comentador Luís Freitas Lobo, chega-nos um relato entusiasmo de um miúdo louco por futebol e que não quer envelhecer por conta disso.

Aqui podemos ler e sentir emoções, equipas, táticas, filosofias, momentos marcantes do jogo jogado. Para ler.

101 cromos da bola

101 cromos da bola

Uma viagem sobre as histórias que há no baú do futebol português visto por Rui Miguel Tovar que ganhou o gosto pelo jornalismo, comunicação e também pelo futebol através do seu pai, Rui Tovar.

Futebol e Guerra

Futrebol e guerra

Este livro conta a história do Dínamo de Kiev após a invasão nazista à capital ucraniana. Com a ocupação das tropas de Hitler, a principal equipa do país foi desmanchada e muitos dos jogadores do Dínamo foram trabalhar em uma padaria.

Há ainda espaço para perceber como o futebol foi usado para entreter a população, mas também como se tornou símbolo da resistência anti-alemã.

Como o futebol explica o mundo

Como o futebol explica o mundo

Um livro-reportagem que reúne relatos a dimensão que este desporto ganhou a nível mundial e que isto não somente um jogo de 11 contra 11.

O Futebol e Eu

O Futebol e Eu

Pedroto chamou-lhe profeta, Mourinho considera-o seu guru. Na verdade, não há treinador  que não queira encontrar-se com Manuel Sérgio. Criador de um conceito de Motricidade Humana que veio revolucionar por completo a forma de encarar os atletas e o treino.

Um livro que espelha bem a experiência deste professor junto deste desporto. Como se costuma dizer: o que interessa não é o chuto, mas sim quem chuta.

Bem Comer, Melhor Jogar

Um livro que nos ajuda a entender melhor o papel da nutrição na saúde e no desempenho no desporto rei.