Como é hábito o último dia do mercado de transferência em futebol foi bem agitado, só a Liga Portugal recebeu cerca de 100 inscrições entre cedências, renovações e inclusões no plantel. Mas não é só do último dia de transferências que vamos falar, iremos mostrar um apanhado dos principais movimentos de mercado. No fundo vais ter um resumo do que aconteceu nestes últimos meses, bem sabemos que podes ter estado de férias, o tempo é propício a isso, e como tal podes ter estado afastado um pouco das notícias.

Ainda falando do último dia, em Portugal, Pablo Sarabia, internacional espanhol, é a grande inclusão na Liga Portugal bwin. Envolvido no negócio da ida de Nuno Mendes para o PSG, o avançado de 29 anos pode ser uma mais-valia para o Sporting que defende o título de campeão nacional conquistado na temporada passada.

Os grandes movimentos em Portugal

Apesar de ter sido bem mexido o mercado de transferências em território luso, não houve assim grandes nomes a entrar no nosso país. Esta situação deve-se às contingências financeiras que a pandemia obrigou a tudo e a todos. Porém ainda assim, a ida do avançado Beto, que se destacou na época passada ao serviço do Portimonense, vai rumar ao futebol italiano para defender as cores da Udinese. No Gil Vicente, destacamos a saída para o Zenit do guarda-redes russo Stanislav Kritciuk a troco de 2 milhões de euros.

Do Brasil, com uma pequena paragem em Madrid, chega o avançado luso-brasileiro, de 20 anos, Marcos Paulo ao Famalicão. Um empréstimo de uma época que certamente dará para ver a qualidade que tanto se fala deste jogador que já passou nos sub-21 lusos. Carlos Carvalhal em Braga também conseguiu fazer alguns ajustes no seu plantel, com a inclusão de Chiquinho e Diogo Leite por empréstimo do Benfica e do FC Porto, respetivamente. Fábio Martins também está de regresso após uma época de bom nível na Arábia Saudita. Mario Gonzalez que marcou na época passada 15 golos pelo Tondela, também é uma das novidades desta temporada.

O Estoril que está de volta ao principal escalão do futebol nacional, conseguiu reforços interessantes para Bruno Pinheiro fazer uma época tranquila. Falamos dos ingressos de Rui Fonte, vindo de Braga, António Xavier que regressa a Portugal após ter jogado nos gregos do Panathinaikos. Há ainda a contratação de Francisco Geraldes e o empréstimo de Romário Baró, proveniente dos Dragões.

Nos 3 grandes de Portugal

Continuando a falar dos azuis e brancos, os brasileiros Wendell e Pepê parecem ser as principais aquisições para esta época. Já o Benfica aproveitou as indefinições entre o seu rival Sporting e o Inter de Milão, para contratar João Mário. O internacional é já um dos indiscutíveis da equipa de Jorge Jesus. Yaremchuck, Radonjic e Meité bem como Valentino Lázero, outras das novidades para 2021/22 prometem mostrar serviço. Para terminar o nosso olhar sobre o mercado ao nível nacional, falamos do atual campeão que resgatou Ricardo Esgaio em Braga, e ainda das inclusões de Manuel Ugarte e Rúben Vinagre que se destacaram em Famalicão.

No mercado internacional

Para começar esta “viagem pelo mundo”, fazemos uma primeira paragem na nossa vizinha Espanha que viu partir Sergio Ramos para o PSG. Mais um histórico jogador do Real Madrid que saí pela porta pequena. Igualmente do Santiago Barnabéu, mas para Old Trafford, saiu o outro defesa central do Real Madrid, Varane. Já o rival dos merengues, o Barcelona, por viver numa crise ao nível financeiro, viu sair a custo zero o argentino Messi. Griezmann também abandonou o Barça para regressar ao Atlético de Madrid. Mas não é só de saídas que vive o futebol espanhol. A La Liga viu entrar Memphis Depay e Aguero que prometem fazer as delícias dos adeptos em Camp Nou. O Atlético Madrid que emprestou Saúl Niguez ao Chelsea, viu entrar alguém de quem se espera muito. Falamos do internacional argentino Rodrigo de Paul que entre 2014 e 2016 jogou no Valencia, antes de rumar à Udinese, onde foi titular absoluto. Outra entrada no futebol de nuestros hermanos a destacar, é a inclusão de Eduardo Camavinga, médio de apenas 18 anos, nos merengues.

Uma loucura chamada PSG

Pulamos até ao futebol francês, para relembrar que o Messi, Sergio Ramos e Nuno Mendes reforçaram o PSG, onde vão ter a companhia de Donnarumma. O guardião italiano depois de ter conquistado o Euro 2020 protagonizou uma “novela” após ter anunciado a sua saída do AC Milão. Já que falamos de Itália, Rui Patrício foi e é reforço da Roma, agora treina por José Mourinho. Do lado das saídas da Serie A Itália, destacamos a ida de Lukaku para uma casa que bem conhece. O Chelsea. Onde já começou a marcar. Porém, a grande saída do futebol italiano, e quiçá, a maior transferência neste mercado de verão é Cristiano Ronaldo. O internacional português regressa a Inglaterra, para voltar a representar o Manchester United. Num movimento quase romântico, a fazermos pensar que o futebol também é isto. Muita emoção. Vale lembrar que o jogador nascido na ilha da Madeira esteve quase para ingressar no rival Manchester City.

Continuando a falar da Premier League, e em particular dos Cityzens, o criativo Jack Grealish é o grande reforço desta nova época para Guardiola. Já o rival United também se reforçou com Sancho, que esteve em grande plano no ataque do Dortmund em 2020/21. Para fechar o dossier inglês, falamos de Francisco Trincão que se mudou para o clube mais português de Inglaterra, o Wolves. Depois de uma época simpática vivida em Barcelona.

Para concluir este apanhado do que foi mercado de transferências, falamos de André Silva que trocou de clube na Bundesliga. O avançado português mudou-se do Eintracht Frankfurt, onde foi o segundo melhor marcador do campeonato com 28 golos, para o Leipzig. Onde promete continuar de pé quente, até porque os 45 Milhões de euros, valor da sua transferência, têm de ser rentabilizados.

Agora que já sabes os nossos destaques neste mercado de transferência, deixa nos comentários das nossas redes sociais qual a transferência que mais gostaste de ver, ou qual o rumor que gostavas que se confirmasse.