Wimbledon 2018
Wimbledon 2018

Entre 2 e 15 de julho, decorre o terceiro Grand Slam desta temporada – Wimbledon -, onde Rafael Nadal e Roger Federer são os grandes candidatos à conquista deste título. A liderança do topo do ranking ATP também está em jogo. Tenham em atenção que a bet.pt irá transmitir em Livestream este torneio de ténis!

Rafael Nadal e Roger Federer
Rafael Nadal e Roger Federer

Nadal começa na frente de Federer, porém, o suíço defende o título de campeão do Grand Slam britânico. Em 2017, o espanhol só chegou aos oitavos-de-final deste torneio. Algo que se tornou um tabu para Nadal – foi campeão em 2008 e 2010 -, e desde então não chega aos quartos-de-final desde 2011, tendo 5 eliminações seguidas antes desta fase. Por mera curiosidade, se ele cair antes dos oitavos nesta edição de 2018 e Federer for campeão, o suíço regressa ao topo do ranking da ATP, quando está quase a completar 37 anos de idade.

Como Wimbledon usa um critério próprio para a definição dos cabeças de chave, Federer é o número 1, seguido por Nadal. Nos jogos de estreia vamos ter: Roger Federer contra o sérvio Dusan Lajovic, numa altura em que o suíço procura o 22º Grand Slam da carreira – o nono em Wimbledon. Já Nadal mede forças com israelense Dudi Sela nesta primeira ronda.

Eis o top5 masculino deste torneio:

  1. Roger Federer (Suíça)
  2. Rafael Nadal (Espanha)
  3. Marin Cilic (Croácia)
  4. Alexander Zverev (Alemanha)
  5. Juan Martin del Potro (Argentina)

Portugueses em ação em Wimbledon

Os tenistas portugueses João Sousa e Gastão Elias vão estrear-se na edição de 2018 de Wimbledon frente ao ucraniano Sergei Stakhovsky e ao espanhol Guillermo Garcia-Lopez, respetivamente, ditou esta sexta-feira o sorteio da terceira prova do Grand Slam de 2018.

João Sousa e Gastão Elias
João Sousa e Gastão Elias

Sousa, o português mais bem classificado no ranking mundial, no qual ocupa o 47.º lugar, vai defrontar o atual 109.º colocado na hierarquia na primeira eliminatória do torneio inglês de relva, no qual tem como melhor resultado a presença na terceira ronda, em 2016. Os dois tenistas já mediram forças por três vezes, sempre em torneios de piso rápido e em recinto coberto, com Sousa, de 29 anos, a vencer em São Petersburgo (2013) e em Antuérpia (2017), enquanto Stakhovsky, de 32 anos, impôs-se em Moscovo (2013).

Elias, número 118 do mundo, que nunca passou da primeira eliminatória neste torneio, nas duas vezes em que a atingiu (2013 e 2016), encontrará Garcia-Lopez, o 69.º posicionado do ranking actual, que chegou à terceira fase da prova inglesa, há 10 anos (2008).

O tenista português, de 27 anos, saiu vitorioso nos dois únicos encontros que teve com o veterano espanhol, de 35 anos, em torneios do ATP. Em Oeiras, em 2014, e em Umag, na Croácia, em 2016, apesar de ter saído derrotado no último em 2017, na qualificação em Roma.

A final de Wimbledon realiza-se no mesmo dia da final do Mundial Rússia 2018 – grande dia para todos nós que gostamos de desporto!