Entre 2 e 15 de julho, decorre o terceiro Grand Slam desta temporada – Wimbledon -, onde Rafael Nadal e Roger Federer são os grandes candidatos à conquista deste título. A liderança do topo do ranking ATP também está em jogo. Tenham em atenção que a bet.pt irá transmitir em Livestream este torneio de ténis!

Nadal começa na frente de Federer, porém, o suíço defende o título de campeão do Grand Slam britânico. Em 2017, o espanhol só chegou aos oitavos-de-final deste torneio. Algo que se tornou um tabu para Nadal – foi campeão em 2008 e 2010 -, e desde então não chega aos quartos-de-final desde 2011, tendo 5 eliminações seguidas antes desta fase. Por mera curiosidade, se ele cair antes dos oitavos nesta edição de 2018 e Federer for campeão, o suíço regressa ao topo do ranking da ATP, quando está quase a completar 37 anos de idade.
Como Wimbledon usa um critério próprio para a definição dos cabeças de chave, Federer é o número 1, seguido por Nadal. Nos jogos de estreia vamos ter: Roger Federer contra o sérvio Dusan Lajovic, numa altura em que o suíço procura o 22º Grand Slam da carreira – o nono em Wimbledon. Já Nadal mede forças com israelense Dudi Sela nesta primeira ronda.
Eis o top5 masculino deste torneio:
- Roger Federer (Suíça)
- Rafael Nadal (Espanha)
- Marin Cilic (Croácia)
- Alexander Zverev (Alemanha)
- Juan Martin del Potro (Argentina)
Portugueses em ação em Wimbledon
Os tenistas portugueses João Sousa e Gastão Elias vão estrear-se na edição de 2018 de Wimbledon frente ao ucraniano Sergei Stakhovsky e ao espanhol Guillermo Garcia-Lopez, respetivamente, ditou esta sexta-feira o sorteio da terceira prova do Grand Slam de 2018.

Sousa, o português mais bem classificado no ranking mundial, no qual ocupa o 47.º lugar, vai defrontar o atual 109.º colocado na hierarquia na primeira eliminatória do torneio inglês de relva, no qual tem como melhor resultado a presença na terceira ronda, em 2016. Os dois tenistas já mediram forças por três vezes, sempre em torneios de piso rápido e em recinto coberto, com Sousa, de 29 anos, a vencer em São Petersburgo (2013) e em Antuérpia (2017), enquanto Stakhovsky, de 32 anos, impôs-se em Moscovo (2013).
Elias, número 118 do mundo, que nunca passou da primeira eliminatória neste torneio, nas duas vezes em que a atingiu (2013 e 2016), encontrará Garcia-Lopez, o 69.º posicionado do ranking actual, que chegou à terceira fase da prova inglesa, há 10 anos (2008).
O tenista português, de 27 anos, saiu vitorioso nos dois únicos encontros que teve com o veterano espanhol, de 35 anos, em torneios do ATP. Em Oeiras, em 2014, e em Umag, na Croácia, em 2016, apesar de ter saído derrotado no último em 2017, na qualificação em Roma.
A final de Wimbledon realiza-se no mesmo dia da final do Mundial Rússia 2018 – grande dia para todos nós que gostamos de desporto!