Quim no Braga
Quim no Braga

Aos 42 anos e depois de ganhar uma Taça de Portugal histórica na baliza do Aves, Quim anunciou a sua retirada dos relvados.

Numa publicação feita pelo Desportivo das Aves na última semana de junho, na página de Facebook do clube, onde se podia ler a seguinte mensagem:

 “Quim retira-se dos relvados. Aos 42 anos e depois de tantos recordes batidos, resta-nos agradecer. Obrigado QUIM! Certamente será um até já”. 

Quim numa defesa de belo efeito ao serviço do Benfica
Quim numa defesa de belo efeito ao serviço do Benfica

Esta nota coloca assim um ponto final nas dúvidas sobre se o antigo internacional português continuaria a jogar ou não. Apesar de ter dito na final da Taça de Portugal que tinha se sentia com condições para continuar, o certo é que Quim preferiu deixar mesmo o futebol como jogador, sabendo que irá assumir o cargo de diretor das Relações Institucionais do emblema de Vila das Aves. Quim deixa assim o futebol após ter defendido as cores do Aves nas últimas cinco épocas depois de passagens pelo Braga – talvez o seu clube do coração -, e o Benfica, onde se sagrou campeão nacional por duas ocasiões.

Quim na selção com Abel Xavier, Fernando Meira, Fernando COuto, Jorge Andrade, Pauleta (em cima); Nelson, Rui Jorge, Fiog, Rui Bento e Sérgio Conceição (em baixo)
Quim na selção com Abel Xavier, Fernando Meira, Fernando COuto, Jorge Andrade, Pauleta (em cima); Nelson, Rui Jorge, Fiog, Rui Bento e Sérgio Conceição (em baixo)

No seu currículo contamos 32 internacionalizações, onde marcou presença nos Campeonatos europeus de 2000 e 2004 bem como no Mundial de 2006. Termina a carreira depois de ter vencido a Taça de Portugal contra o Sporting, numa partida onde foi determinante para o triunfo da equipa nortenha.

Para sempre ficam os mais de 700 jogos, sem nunca esquecer o Ruivanense – clube de Vila Nova de Famalicão, onde começou com as primeiras defesas, ainda muito jovem. Seguindo-se o Braga, onde chegou a sénior. Benfica seria a passagem seguindo e depois o retorno aos minhotos. O Clube Desportivo das Aves foi o sue último clube. Em toda a carreira conseguiu 8 troféus: Euro 94 em Sub-18; dois campeonatos (2004/05 e 2009/10 pelo Benfica); três Taças da Liga (200/09 e 2009/10 com o Benfica e em 2012/2013 pelo Braga) e por fim, a Taça de Portugal (2017/18 com o Aves).