Fernando Santos, selecionador de Portugal no Mundial Rússia 2018
Fernando Santos, selecionador de Portugal no Mundial Rússia 2018

Fernando Santos jogou como defesa pelo Estoril e pelo Marítimo. A formação foi feita no Benfica. A carreira de treinador iniciou-se, curiosamente, no Estoril. Tendo progredido posteriormente no Estrela da Amadora, de onde saltou para um dos grandes de Portugal – o FC Porto. Nos dragões, ganhou a alcunha de “Engenheiro do Penta” – por ter conseguido um feito inédito até aos dias de hoje. Os azuis e brancos são a +unica equipa portuguesa a vencer 5 campeonatos seguidos. O estrangeiro foi etapa seguinte, mais concretamente a Grécia. Aí treinou AEK, Panathinaikos e PAOK onde chegou a selecionador nacional deste país. Pelo meio, ainda houve dois regressos a Portugal para treinar os outros dois grandes: Sporting e Benfica, mas sem sucesso. Depois de apresentarmos os 23 jogadores selecionados para representar Portugal na Rússia, faltava o homem do leme. E aqui está o perfil.

Continuemos a falar de Fernando Santos, um dos senadores do futebol luso. Antes de falarmos da aventura a treinar a equipa das quinas, que de resto continua a treinar. Falemos da Grécia. Começou em 2010 e durante 4 anos, Santos levou esta nação aos quartos-de-final do Euro 2012 (organizado pela Polónia e Ucrânia) e aos oitavos-de-final do Mundial do Brasil, em 2014. Está no comando técnico da equipa das quinas desde setembro de 2014, tendo levado Portugal ao ponto mais alto da sua história: a vitória no Euro 2016 em França. Na participação lusa inédita na Taça das Confederações em 2017, também ela na Rússia, conquistou o terceiro lugar. Agora, novamente em terras de Putin, a ambição passa agora por chegar o mais longe possível neste Mundial 2018, e se possível ganhar. Porque não?

Porquê Engenheiro?

Caso não saibas, Fernando Santos tirou o curso de engenharia no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa – ISEL -, que considerou em várias entrevistas ter sido uma experiência enriquecedora, para além de formativa, para a liderança que exerce no futebol. Resta referir, que o selecionador nacional é oriundo do lugar de Sorgaçosa, em Pomares, no concelho de Arganil.