Após tantas alegadas previsões ou coincidências, entre os quais se destacam a eleição do Trump como presidente dos Estados Unidos da América ou a aparição do Skype, resolvemos recuperar um episódio de 1997 dos Simpsons, que coloca Portugal e México na final do Campeonato do Mundo. Afinal parece que não vai acontecer e os Simpsons falham assim uma possível previsão! Porém um Portugal vs México pode acontecer sim, mas só na semifinal deste Mundial.

Depois da previsão da EA Sports, analisemos a dos Simpsons. Vamos por partes. De acordo com um episódio de 1997, México e Portugal vão disputar a final do Campeonato do Mundo de Futebol. Será que vai acontecer no Mundial Rússia 2018? Já sabemos que não. Mas… Voltamos a falar da série televisiva norte-americana, Os Simpsons, que volta e meia costumam fazer algumas previsões. Desta vez, parecem que deram a entender que a final do Campeonato do Mundo de Futebol, que está a decorrer na Rússia, iria ser disputada entre as seleções do México e… de Portugal.

A previsão é feita num episódio emitido a 2 de novembro de 1997 – “The Cartridge Family” – e num anúncio de televisão que a família amarela está a ver, que faz publicidade ao jogo que irá determinar “qual é o melhor país do mundo”: México ou Portugal? Apesar de não haver uma indicação concreta sobre o ano em que se realiza o jogo, há um detalhe que leva os fãs a acreditarem que se trata da final do Mundial Rússia 2018, pois durante o episódio alegadamente existe uma referência ao escândalo que abalou a seleção mexicana, que esteve acompanhada por várias mulheres, numa festa.

Uma certeza, porém, é o facto de Homer – uma das personagens principais da serie – ser fã da equipa das quinas, porque antes do jogo começar, o chefe da família Simpson diz que se mata “se Portugal não ganhar”. O jogo acaba com vários confrontos entre adeptos na bancada, que faz com que não se saiba quem será o vencedor. Outro detalhe interessante é o facto de alguns dos adeptos que entram na “batalha campal” assemelharem-se aos tradicionais russos que conhecemos.

Esta não é a primeira vez que os Simpsons fazem previsões sobre possíveis acontecimentos, que acabam mesmo por acontecer. A eleição de Donald Trump como residente dos Estados Unidos da América, os vencedores do Nobel da Economia e da Química, a atuação de Lady Gaga no Super Bowl, a compra da Fox pela Disney ou o Skype são alguns exemplos do que os Simpsons mostram na serie televisiva.

Os Simpsons não acertaram esta porque o México acabou por perder na última na jornada do Grupo F. Aconteceu uma derrota com a Suécia por 3-0. Isto faz com que fique em segundo lugar estando, agora, à espera de quem será o primeiro classificado do Grupo E. Brasil, Sérvia ou Suíça são os candidatos. Quem será o adversário nos oitavos-de-fina? A titulo de curiosidade a Suécia vai jogar com o segundo classificado do referido Grupo E.

E tu, já apostaste no vencedor do Mundial Rússia 2018?

(Este post foi alterado a 27/06/2018)